“Cremos na mesma organização que existia na Igreja Primitiva, isto é, apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc.”.


Com este entendimento, os Santos dos Últimos Dias (Mórmons) acreditam e testificam que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a verdadeira Igreja sobre a Terra atualmente, e que é o Senhor Jesus Cristo que é o cabeça da Igreja, e que a Igreja está “(edificada) sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;” (Efésios 2:20).
No Livro de Mórmon (Outro Testamento de Jesus Cristo), Jacó, um irmão mais novo do antigo profeta Néfi, fala sobre os judeus que rejeitaram a “principal pedra de esquina”. Em Jacó 4:15-17 estão registradas estas palavras:
“E agora eu, Jacó, sou guiado pelo Espírito a profetizar, pois percebo, pela orientação do Espírito que está em mim, que, por causa dos tropeços dos judeus, eles rejeitarão a pedra sobre a qual poderiam edificar e ter fundamento seguro. Mas eis que, de acordo com as escrituras, essa pedra virá a ser o grande e o último e o único fundamento seguro sobre o qual os judeus poderão edificar. E agora, meus amados, como é possível que eles, depois de haverem rejeitado o fundamento seguro, construam sobre ele para que venha a ser sua pedra de esquina?”
Falando sobre a Sua autoridade como “principal pedra de esquina”, o Mestre falou estas palavras para seus discípulos, conforme registrado na Bíblia, em Mateus 21:42-44:
“Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra, que os edificadores rejeitaram, Essa foi posta por cabeça do ângulo; Pelo Senhor foi feito isto, E é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto, eu vos digo que o reino de Deus vos será tirado, e será dado a uma nação que dê os seus frutos. E, quem cair sobre esta pedra, despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.” (Mateus 21:42-44).
O Livro de Atos vai além e ensina que a salvação da humanidade repousa sobe a “principal pedra de esquina”, que é o Senhor Jesus Cristo. Em Atos 4:12 podemos ler: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12).
Com tudo isto declarado, a questão sobre o significado do versículo registrado na Bíblia em Mateus 16:18, que diz: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”, é, isto significa que Pedro deveria ser a fundação sobre a qual a Igreja de Cristo deveria ser construída? Algum entendimento sobre a vida de Pedro pode ajudar a esclarecer este assunto.
Simão Pedro era um servo e apostolo de Jesus Cristo (2 Pedro 1:1). Ele era irmão de André (João 1:40) e o filho de Jonas (Mateus 16:17). Ele também era conhecido como Simeão (Atos 15:14) e era um pescador de Betsaida morando na costa norte do Mar da Galiléia na cidade de Cafarnaum com usa esposa e sogra. Pedro foi chamado com seu irmão, André, para ser um discípulo de Jesus Cristo (Mateus 4:18-22; Marcos 1:16-18; Lucas 5:1-11). Seu nome aramaico, Cefas, cujo equivalente em grego é Pedro, e o equivalente em hebreu é Kefa, significando “um vidente” ou “rocha”, foi dado pelo Senhor como podemos ver nos registros de João, capítulo 1, versículos 40-42:
“Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido. Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).”.
Na Bíblia, em Mateus 16:13-16, está registrado a confissão de Pedro de que o Senhor Jesus Cristo é o Messias:
“E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas. Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”.
A resposta do Salvador está registrada em Mateus 16:17-19:
“E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”
A Igreja Católica Romana coloca grande ênfase nas palavras que o Salvador disse a Pedro: “tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja“, e, portanto, clamam que Jesus disse que construiria sua Igreja sobre Pedro. Entretanto, não é sobre Pedro que a Igreja deve ser construída, mas a Igreja seria construída sobre Cristo, de quem Pedro havia confessado ser o Filho do Deus vivo. É Ele a verdadeira “principal pedra de esquina” da Igreja.
No substantivos do idioma grego existem distinção por masculino e feminino, semelhante ao português, como as palavras ator e atriz. Quando vemos Mateus 16:18 no texto original grego encontramos a Pedro traduzido como “petros” (masculino) e rocha é traduzida como “petra” (feminino). Cristo diz a Pedro: “Pois também eu te digo que tu és Pedro (petros), e sobre esta pedra (petra) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.“. A palavra feminina “petra” aparece quatro vezes no Novo Testamento grego (Mateus 16:18, Mateus 27:60, 1 Coríntios 10:4 e 1 Pedro 2:8), e é referido como uma grande massa rochosa inamovível, no qual uma tumba é cavada, e é também usada para se referir a Cristo, a Rocha Sólida. E é esta referência sobre Cristo que Pedro usa.
Uma pedra é movível e instável, e é exatamente assim que vemos Pedro que duvidou quando Cristo caminhou sobre as águas (ver Mateus 14:29-30), que negou Jesus 3 vezes (ver Lucas 22:57-58), e que foi repreendido por Paulo em Antioquia (ver Gálatas 2:11-14). Portanto, Jesus, que conhecia o coração de Pedro, não estava dizendo que Pedro, uma pedra movível e instável, seria a rocha inamovível sobre a qual Cristo construiria sua igreja. Mas ao invés disto, ela seria construída sobre Jesus, e é sobre esta verdade que Pedro testificou quando disse a Jesus: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16:16). Jesus Cristo é a Principal Pedra da Esquina e a Fundação Segura. Ele é a Rocha da verdade e Sua redenção necessária para manter o foco nele, e não confiar a mais ninguém como fonte de esperança ou fundação sobre o qual a Igreja é construída. “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” (1 Coríntios 3:11).
Autoridade Apostólica
A palavra “autoridade” usada no sentido eclesiástico é definida como o direito divino de pregar o evangelho de Jesus Cristo, agir em nome de Deus e direcionar a Igreja do Senhor. A autoridade apostólica é então definida como agir como representante de Cristo para o mundo, para cumprir os Seus propósitos.
A questão sobre a autoridade é considerado por igrejas Cristãs de diferentes maneiras. A Igreja Católica Romana, por exemplo, enfatiza uma linha contínua de autoridade desde os primeiros apóstolos. Esta doutrina é chamada sucessão apostólica, ou a ideia que a autoridade dos doze apóstolos originais fora passado para as gerações futuras, e assim, a autoridade apostólica pertence apenas àqueles que a herdaram de um predecessor. Portanto, os lideres eclesiásticos da Igreja Católica acreditam que eles herdaram seu poder, responsabilidade e autoridade espiritual, eclesiástica e sacramental que lhes fora conferida por Apóstolos, que receberam sua autoridade de Jesus Cristo.
Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias acreditam que a autoridade divina foi perdida na Igreja antiga após a morte dos apóstolos e foi necessária uma restauração por intervenção divina. Os Santos dos Últimos Dias (Mórmons) acreditam que a autoridade divina foi restaurada para a Igreja através da visitação de João, o Batista, agora ressuscitado, em 1829, próximo a Harmony (New Oakland), Pensilvânia, e logo depois pela aparição dos apóstolos antigos, Pedro, Tiago e João, agora ressuscitados. Os membros da Igreja que portam o sacerdócio sabem sua linhagem do sacerdócio, chegando diretamente a este sacerdócio conferido a Joseph Smith e os primeiros líderes da Igreja. Portanto, os Santos dos Últimos Dias acreditam que as “Chaves Apostólicas” do sacerdócio, ou o direito de dirigir a Igreja, foi conferido sobre os apóstolos modernos da mesma maneira que a autoridade foi dada aos apóstolos originais para dirigir a Igreja do Senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELLEN G. WHITE, FUNDADORA DA IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA, FOI UMA MÓRMON? . CONFIRA:

EXCLUSIVO: “PROJETO SIÃO” - AS ENTRANHAS DA APOSTASIA. LEIA:

FOTOS: VARANDAS DURANTE O CONFINAMENTO EM MUITAS PARTES DO MUNDO.