Você Sabia?


         O Livro de Mórmon (musical), que foi um hit da Broadway, foi outro instrumento que levou à discussão sobre a Religião Mórmon (cujo nome apropriado e oficial é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) na mídia. Quando dois membros respeitosos do partido Republicano (que também são membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) anunciaram sua intenção de trabalhar para a indicação Republicana para presidente, que foi apelidada de “Momento Mórmon”, ganhou ainda mais ênfase.
         A palavra “Mórmon” se tornou algo constante na mídia, e parece que permanecerá assim por algum tempo. Tem havido pessoas de ambos os lados do assunto, se um Mórmon terá um grande papel no sucesso de Mitt Romney ou será o motivo de sua derrota em sua corrida para a eleição presidencial.
         O New York Times publicou um artigo por Josh Kron no dia 13 de abril de 2012, que aprofunda sua visão sobre como é a vida dos missionários Mórmons em Uganda (local onde acontece a história no musical O Livro de Mórmon). (Leia o artigo completo aqui, disponível apenas em inglês). Kron descobriu uma existência muito mais significante do que a retratada na peça (que não deveria ser surpresa para ninguém, uma vez que os produtores da peça são comediantes e estão mais interessados na piada do que nas doutrinas).
         Primeiramente, é importante esclarecer o que é o Livro de Mórmon. Muitos Cristãos que não estão familiarizados com o Mormonismo acreditam que é uma Bíblia Mórmon e que os Santos dos Últimos Dias (como os “Mórmons” preferem ser chamados) não acreditam na Bíblia. Isto é falso. De fato, os Santos dos Últimos Dias acreditam que a Bíblia seja a palavra de Deus, e ela está inclusa no seu cânone de escrituras. Entretanto, a doutrina Mórmon declara que muitas verdades puras e preciosas foram retiradas da Bíblia.   
       Algumas coisas foram perdidas devido a iniquidade dos homens, outras foram simplesmente perdidas durante as traduções e transmissões do texto. O Livro de Mórmon é considerado pelos Santos dos Últimos Dias como outro testamento de Jesus Cristo. É um registro antigo e sagrado, feito por habitantes do antigo continente americano, e registra o relacionamento de Jesus Cristo com eles. Assim, o Livro de Mórmon: Outro Testamento de Jesus Cristo é um livro de escrituras complementar a Bíblia, e não um substituto.
       Os missionários Mórmons servem em todo o mundo. Jovens com idade entre 18 e 25 anos escolhem servir por um período de dois anos; mulheres solteiras podem servir com idade acima de 21 anos, por um período de 18 meses. Casais aposentados podem escolher servir pelo período que desejarem. Os missionários geralmente financiam suas próprias missões. É um sacrifício enorme de dinheiro e tempo, e os missionários dedicam toda sua vida, neste período de tempo, para servir ao Senhor. Eles podem ser chamados para servir em qualquer lugar no mundo. Pode ser requerido que aprendam uma nova língua, ao servir as pessoas para onde forem chamados para trabalhar.
Kron passou um bom tempo com missionários em Uganda, tentando capturar o verdadeiro sentido de como são as suas vidas e como eles interagem com o povo de Uganda. Não levou muito tempo para Kron perceber o quão sério os missionários eram em relação ao chamado que haviam recebido. Eles deixaram namoradas ou namorados, escola, carreiras, casamentos, etc. por um tempo para servir ao Senhor.
        Um representante da Igreja, Eric Hawkins, explicou para Kron que uma missão é “algo que esperamos que todos os rapazes Mórmons tenham o desejo de fazer – um tempo de sacrifício pessoal, serviço, provações e crescimento significante”.

     Kron aprendeu por ele mesmo o sacrifício que a missão verdadeiramente é. Espera-se que os missionários adiram a uma “agenda apertada, intensiva e às vezes solitária , de oração, estudo de escrituras e proselitismo de porta em porta, seis dias por semana, 52 semanas por ano. Eles devem se abster de praticamente todos os prazeres terrenos – não apenas as tentações normalmente proibidas pelo Mormonismo, como sexo pré-marital, bebida alcoólica, tabaco, café e chás fortes, mas também revistas, televisão e músicas que não sejam as músicas sagradas da Igreja. Ele podem ligar para a família duas vezes por ano, no Natal e no Dia das Mães”. Dependendo da missão, os missionários podem mandar e-mails para casas, mas apenas uma vez por semana. Por mais incrível que possa parecer, a grande maioria de todos os missionários que servem seguem estas regras estritamente e de boa vontade, levando a sério o seu compromisso de servir o Senhor de todo o coração.
      Devido à idade com que os missionários saem em missão, muitos saem no meio de seu período escolar.  Algumas faculdades permitem que os missionários retomem seus estudos onde pararam quando saíram para missão, mas nem todas as faculdades são tão brandas. Mesmo onde as escolas são mais brandas, pode ser difícil voltar com um modo de vida e agenda tão diferentes. Por outro lado, muitos missionários que tem que aprender uma língua estrangeira podem fazer testes de proficiência ao retornarem e conseguem ganhar muitas horas acadêmicas com a experiência que adquiriram.
       Os missionários Mórmons aprendem muito mais do que apenas uma língua estrangeira, se servirem com todo o seu coração. “Os valores pessoais são moldados, e eles começam a entender o que querem ser quando voltarem para a faculdade” diz Kron. Um dos missionários que ele encontrou havia decidido focar em trabalhos sociais de necessidades especiais devido às experiências que havia tido com uma família que ele ensinou e que tinha o pai alcoólatra com dificuldades para vencer o vício. Outro missionário, que havia planejado se dedicar à carreira de comércio internacional, começou a pensar agora em uma carreira diferente, que lhe permita passar mais tempo com sua família.
       Elder Lee (todos os missionários do sexo masculino têm o título de Elder) comentou o seguinte sobre suas experiências missionárias: “Eu aprendi mais sobre mim nestes últimos 20 meses do que eu poderia se eu estivesse em casa. Você começa a entender o que realmente importa na sua vida”.
       Os missionários compartilharam com Kron algumas de suas dificuldades. “Entre 6 e 18 meses todos te esquecem” disse Elder Lee, “Todos os seus amigos que ficaram em casa, eles param de te escrever. É quando o cordão umbilical é cortado, e quando você começa a perceber um monte de coisas diferentes”.
      Os missionários tentam dar a impressão para as pessoas que estão ensinando que eles não querem tirá-los da religião que frequentam, apenas compartilhar o que acreditam e então os convida a aceitar mais verdade. “Não esperamos que todos apenas aceitem nossas palavras; pedimos para que orem para saber, para perguntar a Deus se é verdade ou não”, diz Elder Lee. “Todos sabem que Deus não é um Deus de mentiras. Não estamos tentando converter as pessoas para nós, mas estamos tentando converte-las”.
        É esperado que os missionários sirvam o povo em suas comunidades. Eles nunca pedem dinheiro e não são insistentes. Eles voluntariam para ajudar os cidadãos locais a cavar fossas, carregar tijolos, ou qualquer coisa que precisem de sua ajuda.
       Um converso de Uganda, Mr. Kagodo, disse: “Eu encontrei o que eu queria. É o modo de vida. Eu estive com muitos outros Cristãos que estavam confortáveis apenas em dizer que nasceram de novo ou algo parecido, mas seus semblantes não mostravam isso… Para mim, o fato de ninguém lhe forçar, mas lhe perguntar, e ler as escrituras e então viver o evangelho, isto faz toda a diferença”.
       Kron percebeu que os missionários Mórmons também reservam algum tempo para corrigir as concepções erradas que as pessoas têm sobre a sua religião. A poligamia não é mais praticada, por exemplo, e não tem sido desde 1890. A Bíblia é aceita como escritura, e não é substituída pelo Livro de Mórmon. E mais importante, os Santos dos Últimos Dias adoram Jesus Cristo como seu Salvador, algo que muitas pessoas ainda não perceberam. Foram aproximadamente 400.000 novos membros filiando a A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 2010. Aproximadamente 70% destes novos membros foram convertidos por jovens missionários em idade universitária, como o Elder Lee.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELLEN G. WHITE, FUNDADORA DA IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA, FOI UMA MÓRMON? . CONFIRA:

EXCLUSIVO: “PROJETO SIÃO” - AS ENTRANHAS DA APOSTASIA. LEIA:

FOTOS: VARANDAS DURANTE O CONFINAMENTO EM MUITAS PARTES DO MUNDO.