O que é o Plano de Salvação?



A Vida Pré-Mortal
Vivemos antes de nascer aqui na Terra. Um livro de revelações modernas diz o seguinte: “Ora, o Senhor mostrara a mim, Abraão, as inteligências que foram organizadas antes de o mundo existir; e entre todas essas havia muitas das nobres e grandes” (Abraão 3:22).
Existíamos como filhos de pais celestiais nos céus. Todos conheciam e adoravam Deus o Pai. Durante a vida pré-mortal aprendemos e crescemos em conhecimento e sabedoria. Deus apresentou-nos um plano que dizia que viríamos à Terra para ganhar experiência através das escolhas que teríamos que fazer. Porque todos nós cometeríamos pecados, devido à nossa fraqueza, Deus proveu um Salvador, Jesus Cristo. Através Dele, podemos nos arrepender de nossos erros e assim poder vencer as provações dessa vida. Alguns dos filhos de Deus não queria arriscar vir à Terra, porque eles sabiam que alguns de nós não conseguiríamos voltar à presença do Pai. Lúcifer, um dos filhos espirituais de Deus, liderou uma rebelião e ele e seus seguidores fora expulsos da presença de Deus e eles se tornaram o Diabo e seus anjos. Eles procuram nos tentar e nos desviar do caminho certo a seguir, mas Deus proveu um meio, através de Jesus Cristo, que foi um exemplo e um mestre perfeito, e do Espírito Santo que nos guia durante esta vida.
A Criação e a Queda
Deus criou este mundo para nós, como está registrado na Bíblia (Gênesis 1-2). Ele então criou o nosso corpo “à [sua] imagem, conforme à [sua] semelhança” (Gênesis 1:26). O primeiro homem e mulher foram Adão e Eva, que foram colocados no Jardim do Éden. Adão e Eva partilharam do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e isso é o que os Mórmons chamam de ‘A Queda’. A Queda, de acordo com o Mormonismo, foi um passo positivo. Porque houve a queda, todos nos podemos viver em um mundo repleto de coisas boas e coisas más. Através disso podemos fazer escolhas as quais nos ajudarão a crescer através de nossa própria experiência. Podemos ler o seguinte no Livro de Mórmon:
“E então, eis que se Adão não houvesse transgredido, não teria caído, mas permanecido no jardim do Éden. E todas as coisas que foram criadas deveriam ter permanecido no mesmo estado em que estavam depois de haverem sido criadas; e deveriam permanecer para sempre e não ter fim. E não teriam tido filhos; portanto teriam permanecido num estado de inocência, não sentido alegria por não conhecerem a miséria; não fazendo o bem por não conhecerem o pecado. (…) Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria” (2 Néfi 2:22-23, 25).

Jesus Cristo pagou pela transgressão de Adão e todas as crianças nascem puras e inocentes. Os Mórmons acreditam que somente seremos punidos por nossos pecados caso não nos arrependamos.
Mortalidade
Os Mórmons acreditam que quando nascemos, um véu é colocado sobre a nossa mente o que faz com que esqueçamos o que aconteceu na vida pré-mortal (ver Isaías 25:7). É desta forma, não sabendo o que aconteceu antes, que seremos testados de acordo com a nossa fé e com o nosso desejo de fazer o bem. O Livro de Mórmon ensina:
“E vemos que a morte atinge a humanidade, sim, a morte (…) que é a morte física; no entanto foi concedido ao homem um tempo no qual poderia arrepender-se; portanto esta vida se tornou um estado de provação; um tempo de preparação para o encontro com Deus; um tempo de preparação para aquele estado sem fim do qual falamos, que virá depois da ressurreição dos mortos” (Alma 12:24).
Esta vida é um tempo para aprendizado e crescimento. Precisamos aprender a distinguir o bem do mau e fazer escolhas sábias. Precisamos também desenvolver talentos e crescer em atributos divinos como o amor, caridade, fé, esperança, paciência, perseverança e assim por diante (ver 2 Pedro 1:2-9). Durante esse tempo precisamos também arrepender de nossos pecados e erros que cometemos e devemos tentar ser melhores pessoas. Os Mórmons frequentemente se referem à isso como perseverar até o fim.
Precisamos também realizar aquelas ordenanças que Deus ordenou. Isso inclui o batismo, receber o dom do Espírito Santo, e partilhar dos emblemas da morte e ressurreição de Cristo, o que os Mórmons chamam de sacramento. Outras igrejas chamam o sacramente de Eucaristia.
Durante esta vida também é esperado que casemos e construamos uma família justa e que sirvamos as pessoas ao nosso redor. Devemos compartilhar as boas novas sobre Joseph Smith com os nossos amigos e família, para que assim eles também possam se alegrar conosco.
Morte e o Mundo Espiritual

Um dia, todos nós morreremos, mas a morte é apenas mais um degrau no plano de Deus. A Bíblia nos ensina que depois da morte “o espírito [volta] a Deus, que o deu” (Eclesiastes 12:7). Jesus Cristo chamou este local de “Paraíso” (ver Lucas 23:43). Muitas pessoas confundem isso com o estado final onde as pessoas vão, mas o paraíso é apenas um local de descanso temporário até que ressuscitemos. O Livro de Mórmon no ensina o seguinte:
“(…) Digo apenas que há um espaço de tempo entre a morte e a ressurreição do corpo;  e um estado de alma, em felicidade ou miséria, até a hora designada por Deus para que os mortos se levantem e corpo e alma sejam reunidos e levados à presença de Deus, para serem julgados segundo suas obras” (Alma 40:21).
O estado de almas arrependidas e justas é o paraíso, enquanto as almas que não se arrependeram nem foram justas deverão ficar em uma prisão espiritual (ver 1 Pedro 3:19-20). Neste lugar, enquanto esperam pela ressurreição, os espíritos justos ensinam o Evangelho àqueles que morreram sem ouvir dele. O apóstolo Pedro ensinou sobre esse princípio: “Porque por isso foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito” (1 Pedro 4:6).  
Ressurreição e Julgamento
Depois do mundo espiritual, toda a humanidade vai ressuscitar. Isso significa que o espírito e o corpo serão reunidos em um corpo perfeito e imortal, livre de dor, doença e deformidade. A Bíblia diz o seguinte: “Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo” (1 Coríntios 15:22).
O Livro de Mórmon descreve a ressurreição: “A alma será restituída ao corpo e o corpo, à alma; sim, e todo membro e junta serão restituídos ao seu corpo; sim, nem mesmo um fio de cabelo da cabeça será perdido, mas todas as coisas serão restauradas na sua própria e perfeita estrutura” (Alma 40:23).
Essa ressurreição é literal e física. Depois que ressuscitarmos, cada um de nós terá um corpo físico perfeito, assim como Jesus Cristo, quando apareceu a Seus discípulos. Jesus ensinou aos Seus discípulos: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (Lucas 24:39).
Depois da ressurreição, toda a humanidade será julgada de acordo com os seus atos. Podemos ler o seguinte no livro de Apocalipse: “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12).
Somente aqueles que tiverem se arrependido de seus pecados, sendo batizado pelos servos de Deus devidamente autorizados, e que perseverarem até o fim através do arrependimento, serviço ao próximo, e buscando melhorar os seus talentos e atributos divinos serão salvos através do sacrifício de Jesus Cristo.
Os Três Graus de Glória
Toda a humanidade é diferente. As pessoas não são apenas boas ou más, mas elas diferem uma da outra por diferentes graus de bondade e maldade. Por isso, Deus recompensará cada pessoa de acordo com o bem que tiverem feito e com a fé e confiança que mostrarem em Jesus Cristo. As pessoas que são valentes e fiéis e se arrependem de seus pecados receberão a maior recompensa, chamada de Vida Eterna, ou seja, voltar – literalmente – à presença de Deus, enquanto aqueles que não se arrependerem e que não tem fé em Jesus Cristo receberão graus de glória menores.
Esses graus são chamados pelos Mórmons de Os Três Graus de Glória. O Apóstolo Paulo mencionou sobre esses graus em 1 Coríntios 15:40-42: “E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela se difere em glória de outra estrela. Assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção”.
O Profeta Joseph Smith revelou mais sobre esses graus de glória. Essa visão está registrada no livro deDoutrina e Convênios na seção 76. Os Mórmons chamam esses três graus de Reino Celestial, Reino Terrestrial e Reino Telestial.
  • O Reino Celestial
O Reino Celestial e o grau de glória mais elevado. É o que é geralmente chamado de “céu”. Aqueles que vão para lá são aqueles que aceitaram Jesus Cristo, acreditaram em seus ensinamentos, foram batizados e guardaram os Seus mandamentos. Eles arrependem de todos os seus pecados e através de sua fé eles são limpos de seus pecados. Eles herdam a vida eterna, o qual Jesus ensinou que é conhecer a Ele e a Deus (João 17:3). Essas pessoas recebem toda a glória e podem progredir e se tornar perfeitos assim como Deus e Jesus Cristo.
No Reino Celestial, as famílias podem viver juntas para sempre. Maridos e mulheres podem permanecer juntos para sempre. Eles habitam na presença de Deus e Seu Filho, Jesus Cristo. Esse Reino é simbolizado pela glória do sol.
  • O Reino Terrestrial
O Reino Terrestrial é o segundo grau de glória. Este é o local final para aquelas pessoas que não foram valentes na vida, mas ainda assim foram pessoas boas. Eram pessoas honrosas e justas, mas que não aceitaram Jesus Cristo como o seu Salvador. Esse Reino é simbolizado pela glória da Lua.







  • O Reino Telestial
O menor grau de glória é o Reino Telestial. Este é o local onde aqueles que rejeitaram Jesus Cristo e seu evangelho e que não se arrependeram de seus pecados ficarão. Aqueles que vão para esse lugar são os mentirosos, assassinos, fornicadores e todos aqueles que não se arrependeram de seus pecados. Esse Reino é simbolizado pela glória das estrelas.





  • Trevas Exteriores
Satanás e seus anjos serão lançados nas trevas exteriores, onde não há luz ou glória de Deus. Um pequeno grupo de pessoas, que rejeitam Jesus Cristo conscientemente e lutaram contra Ele, não receberão nenhuma glória ou salvação de Deus. Eles serão lançados nas Trevas Exteriores juntamente com Satanás. Essas pessoas são chamados de “Filhos da Perdição”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELLEN G. WHITE, FUNDADORA DA IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA, FOI UMA MÓRMON? . CONFIRA:

EXCLUSIVO: “PROJETO SIÃO” - AS ENTRANHAS DA APOSTASIA. LEIA:

FOTOS: VARANDAS DURANTE O CONFINAMENTO EM MUITAS PARTES DO MUNDO.