Mais de 20 líderes religiosos visitaram os escritórios da Igreja em Santiago, Chile, e em seguida, partilharam as suas ideias sobre o processo constitucional.
Ainda No Chile - No centro das reuniões de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada ao lado do Templo de Santiago (Chile), está a Associação Chilena para o ''Diálogo Inter-religioso'' que aconteceu na tarde de quinta-feira, 19 maio; durante o qual foi feita uma autoconvocação local (conselho) no âmbito do processo constitucional.
Essa associação é uma organização em formação promovido pelo Departamento Nacional de Assuntos Religiosos (ONAR) e desta vez segurou sua terceira conclave com a participação de mais de 20 líderes religiosos, incluindo católicos, protestantes, muçulmanos, judeus, Santos dos Últimos dias e os povos indígenas, entre outros.
Humberto Lagos, diretor do ONAR descreveu a reunião como "histórica", porque esta conversa entre líderes religiosos sobre uma nova Constituição acontece pela "primeira vez na história do Chile".
Antes do início da discussão constitucional, o Élder Juan Pablo Villar, dos Setenta, que representou a Igreja no evento inter-religioso, deu um tour na capela e os jardins do Templo, enquanto aos representantes religiões das diferentes crenças fizeram perguntas básicas sobres o ''Mormonismo''. Elder James Holtkamp e Helgi Hukdhs, Assuntos Públicos da Igreja, acompanhou o Elder Villar.
De acordo com o comunicado que a Igreja deu á imprensa, foi discutido na reunião o "respeito e aceitação, a unidade na diversidade, igualdade de gênero, dignidade e boa vida social e Família ". Da mesma forma, ele menciona que o representante da Igreja participou da conversa, afirmando "os princípios e valores da Igreja, apoiando os pontos acima e participando em questões relacionadas com o processo constitucional."
A nova Constituição deve ser estabelecida ao direito humano à liberdade religiosa, melhorar as condições de hoje que e que os objetivos em comuns das religiões e elaboração de uma nova Constituição e contribuição não só "para a livre expressão de todas as crenças religiosas, mas também a paz social".
O irmão Lagos também acrescentou que "as contribuições feitas por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em termos de espaços de liberdade religiosa são importantes, sem dúvida."
Mohamed diretor do Centro Islâmico de Chile e porta-voz para a mesquita Az Salam, sublinhou a "importância da participação" e que uma "oportunidade da liberdade de expressão" são oferecidos. Ele também enfatizou a importância de professar religiões e participar na discussão (...) ''.
Gloria Rojas, da Igreja Evangélica Luterana, disse que o "pluralismo religioso", que ocorre nestas reuniões, da importância ao"respeito, aprender e compartilhar."
Elias Rozendo
Mais Fotos:
Comentários
Postar um comentário