EXCLUSIVO: “PROJETO SIÃO” - AS ENTRANHAS DA APOSTASIA. LEIA:

SÃO PAULO  No documentário especial do Sud News Brasil (SNB), três anos depois sobre a fundação apostada intitulado como ''Projeto Sião - A Parte Selada Do Livro de Mórmon''. Durante um mês, investigamos e buscamos respostas para traduzir uma organização que usurpam os títulos, livros e até o nome completo da Igreja SUD para adquirir poder em nome de Deus. Relataremos a historia de uma organização e de um homem cujo o nome é Maurício Artur Berger a quem se atribui a si como vidente, sumo-sacerdote e líder geral do então projeto no Brasil. Ele é considerado por seus seguidores o tradutor ordenado por Deus da parte selada do Livro de Mórmon entregue a Joseph Smith Jr. (Em 1823 -1829). Entre à fé e as acusações, onde se encontra à verdade? Porque essa organização e seus apoiadores, publicando artigos e testemunhos de “filosofias dos homens mescladas com escrituras? Qual a relação com o maior portal apostata do Brasil o ''Vozes Mórmons''?



Aqui Elias Rozendo e esse será o nosso documentário por escrito de hoje: 

Para compreender essa polêmica figura, é necessário voltar no tempo. Surgido há cerca de três anos na cidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, um ''novo movimento mórmon'' afirma estar traduzindo a “parte selada” do Livro de Mórmon. O movimento está atualmente sediado na região metropolitana de Florianópolis (Palhoça), em Santa Catarina, e conta com membros e sede mundial na cidade americana de Burlington, Wisconsin.


Burlington, Wisconsin. Capela - Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias - Projeto Sião

Em 1974, o número de membros foi estimado em 15 e aumentou para entre 50 e 200 membros em meados da década de 90, localizado principalmente em Wisconsin, Michigan, Colorado e Novo México. Naquela época, apenas dois locais públicos de reunião existiam localmente, a sede e a igreja na Mormon Road e outra na cidade vizinha de Lyon.

Joseph Fredrick Smith, o então bisneto do Profeta Joseph Smith Jr, foi ordenado  em junho como ''Profeta, Vidente, e Revelador'', e consagrado e designado em outubro à “Presidência do Sumo Sacerdócio de uma reorganizada Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” pelo vidente, sumo-sacerdote, e Tradutor brasileiro Maurício Artur Berger.
Bisneto do Profeta Joseph Smith Jr, Joseph F Smith, é ordenado Profeta, Vidente, e Revelador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias pelo Sumo-Sacerdote e Vidente Maurício Berger

“Eu, Maurício Berger, Tendo sido confirmado pelas mãos de um anjo como Sumo-Sacerdote detentor das chaves do reino de Deus na Terra, trazidas novamente entre os filhos dos homens com a finalidade de restabelecer Sua Igreja em Sião e no mundo. Eis que consagro e designo Joseph Frederick Smith à Presidência do Sumo-Sacerdócio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. E deste momento em diante Profeta, Vidente, e Revelador da Minha Igreja, assim como Meu servo, Maurício Artur Berger. Receba, portanto, as chaves correspondentes a este chamado, para que proceda de acordo com o meu servo Maurício. Chaves estas, que o qualificam como Sumo-Sacerdote na Presidência da Minha Igreja em Sião e no mundo, pelas quais poderá pedir e receber, abrir e fechar, e ser coroado com a mesma bênção e glória e honra e sacerdócio e dons que em tempos passados foram colocados sobre a cabeça de Meu servo Hyrum Smith. Amém.”


Os dons de Berger e a genealogia de Smith têm sido usadas pelo ''novo movimento'' como as principais evidências de sua ''autoridade divina''. Como se nota na ordenação acima, Berger afirma ter sido ordenado à autoridade no sacerdócio por ministração angélica, assim como o bisavô de Smith, Joseph Smith Jr.


Apesar da origem “brighamita” de Maurício Berger, Joseph F. Smith parece influenciar fortemente a narrativa histórica adotada pelo movimento, notadamente pela noção de que Brigham Young teria usurpado os direitos espirituais da família Smith. .
OFICIALMENTE excomungado da Igreja SUD por suas afirmações acerca de tais eventos sobrenaturais, Berger afirma ter recebido novamente as placas de ouro do Anjo Morôni, assim como a famosa espada de Labão, com instruções para traduzir a “parte selada” que Smith Jr teria sido proibido de traduzir em 1829. Berger ainda organizou três testemunhas que corroboram seu relato de visões angelicais e posse das placas de ouro.

Foto espalhada entre mórmons pelo aplicativo de mensagens WhatsApp e nas redes sociais supostamente das placas de ouro e espada de Labão encontradas pelo vidente mórmon Maurício Berger.
Tal recusa fez com que Deus enviasse novamente seu anjo para a Terra e preparasse caminhos alternativos para que fosse garantido que o livro teria suas testemunhas caso outras pessoas rejeitassem, por machismo, as testemunhas substitutas que Deus havia preparado. Após esse evento, o anjo do Senhor levou novamente os artefatos sagrados, até um segundo momento, quando as placas serão trazidas novamente para o término da tradução. Foram traduzidas apenas 19 folhas douradas das 42 destinadas à tradução. As demais serão dadas no futuro, para aqueles que depositarem fé nessas primeiras páginas que foram publicadas agora.  Afirma João Vendemiatti colunista do ''Vozes Mórmons''


__________________________
A SIÃO DO VOZES MÓRMONS
Qual a relação do ''Projeto Sião'' com o maior portal apostata do Brasil ''Vozes Mórmons''?



Não era de se esperar que o ''grandioso'' ''Projeto Sião - A Parte Selada Do Livro de Mórmon'' teria envolvimentos com o site apostata VOZES MÓRMON. O Colunista e advogado Lucas Guerreiro do Portal MAISFÉ.ORG, escreveu um artigo exclusivo sobre essa pagina.

"Vozes Mórmons" é uma iniciativa nada nova: um grupo de pessoas que visa desacreditar a doutrina mórmon e atacar a cultura dos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.'' Afirma Lucas Guerreiro

Esses elementos - anonimato, sensacionalismo, disfarce de intelectualismo e enfoque em alguns temas - faz com que o Site Vozes Mórmons seja muito melhor que blogs anti-mórmons isolados - que apenas tentam convencer seus leitores que a Igreja Mórmon é do diabo, é falsa ou é uma comunidade secreta que visa a destruição do mundo uma parceria certamente ''perfeita'' com o então ''Projeto Sião - A Parte Selada Do Livro de Mórmon''.


Acrescento rapidamente que Vozes Mórmons endossa e divulga a Comunidade de Cristo, um grupo que desde a época da morte do Profeta Joseph Smith se separou dos santos. Entretanto, para sobreviverem, tiveram que renunciar a muitas crenças básicas. Lá há "apóstolas" mulheres e muita "filosofia de homens mescladas com as escrituras". Ademais, o que me incomoda, não é divulgar ou falar dessa religião - mas fazê-lo como se fosse a mesma Igreja que pertenço, ou, em alguns casos - como se fosse mais correta e pura.  A armadilha do blog começa pelo próprio nome, “Vozes Mórmons”. O visitante desavisado pode pensar que representa a crença e a cultura mórmon quando na verdade é bem o oposto disso.

No blog o médico se apresenta como ex-missionário nascido e criado na Igreja, mas esconde o fato de não mais pertencer a ela. De acordo com a publicação The New Expositor, número 7 (outubro de 2008), pg. 3, ele pediu para ter seu nome removido dos registros da Igreja. Significa que renunciou à sua condição de mórmon, ainda que não o assuma publicamente. Há relatos segundo os quais ele não permite que se mencione tal renúncia no blog ou na fan page da associação no Facebook, impedindo qualquer tentativa de fazê-lo. Parece óbvio que a intenção é esconder sua condição de apóstata, possivelmente para não prejudicar a aparência de credibilidade e representatividade mórmon pretendida para si e para o site. 

Créditos: Imagens acima foram retiradas do site e redes sociais da organização ''Projeto Sião'' (http://sealedbookofmormonofficial.org)

Eu (Elias Rozendo) entrei em contato com um dos membros da organização Projeto Sião e que é também um dos principais colunista do site Vozes Mórmons o então advogado João I. Vendemiatti e Tom Belmonte que prontamente me atenderam porém ás perguntas feitas em uma entrevista por e-mail não foram respondidas nem por eles, nem pelo porta voz do Projeto Sião e muito menos pelo líder religioso Mauricio A. Berger. Foram onze dias de negociação para que as dúvidas fossem esclarecidas, mas sem nenhum sucesso.

 PERGUNTAS FEITAS POR EMAIL

Após algumas apurações, obtivemos informações que a nova religião possui menos de 100 membros entre Estados Unidos e Brasil, e que não são participantes da poligamia (o casamento plural). Também descobrimos que eles são friamente opositores da liderança máxima da Igreja SUD. Mas não é apenas o Projeto Siãoque opõem-se A Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias e sua atual liderança.
__________________________
A FLDS 

A ramificação nos Estados Unidos da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (FLDS) é uma das maiores denominações fundamentalistas mórmons e uma das maiores organizações nos Estados Unidos cujos membros praticam a poligamia. A Igreja FLDS surgiu no início do século 20 quando seus membros fundadores deixaram A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD). A divisão ocorreu em grande parte por causa da suspensão da Igreja SUD da prática da poligamia e sua decisão de excomungar seus membros que iriam continuar a prática.


O número exato de membros da Igreja FLDS é desconhecido devido à natureza relativamente fechada da organização. No entanto, a Igreja FLDS é estimado a ter 6.000 a 10.000 membros que residem nas cidades irmãs de HildaleUtah, e Colorado CityArizona. Há também comunidades em desenvolvimento perto de Benjamín Hill, SonoraEnsenada, Baja California e cidade de BoiseOklahoma.


De 2007 a 2011, a liderança da Igreja FLDS não estava clara. Em 20 de novembro de 2007, após a condenação do então líder Warren Jeffs, os advogados de Jeffs lançaram a seguinte declaração: “O Sr. Jeffs renunciou como presidente da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Inc.” Esta declaração não aborda a sua posição como profeta da igreja, mas apenas se dirigiu a sua renúncia de seu posto fiduciário como presidente da corporação pertencente à Igreja FLDS. Muitos relatos da imprensa sugeriram que Merril Jessop, que conduziu o composto de Eldorado, é o líder da igreja. A carta de incorporação da FLDS não exige que o presidente da igreja seja seu profeta. No entanto, tradicionalmente o presidente da igreja FLDS era também seu líder religioso. Líderes da FLDS se recusaram a esclarecer quem é considerado o profeta da igreja.

Antes de 20 de novembro de 2007, a igreja estava sendo conduzida por Warren Jeffs, que sucedeu seu pai, Rulon Jeffs, em 2002. Por quase dois anos, Warren Jeffs tinha sido procurado por crimes sexuais. De maio de 2006 até sua prisão em agosto de 2006, ele estava na lista dos dez mais procurados do FBI. Em 25 de setembro de 2007, Jeffs foi considerado culpado de duas acusações de ser cúmplice de estupro e foi condenado a dez anos de prisão. Esta convicção foi posteriormente anulada. Mas sucessivamente Warren foi sentenciado à prisão perpétua mais 20 anos, juntamente com uma multa de US$ 10.000 por abuso sexual.
__________________________
A COMUNIDADE DE CRISTO 

Comunidade de Cristo (em inglês Community of Christ), conhecida anteriormente como Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Reorganized Church of Jesus Christ of Latter Day Saints) é a segunda maior ramificação dos Santos dos Últimos Dias. Surgiu como uma tentativa de restauração, segundo seus seguidores, das origens dos Santos dos Últimos Dias, e tem sua sede em Independence (Missouri).

A Comunidade de Cristo conta hoje com mais de 250 000 membros em 30 países, sendo dirigida por uma Primeira Presidência que consiste de um Profeta-Presidente e dois conselheiros. O ministério da igreja é supervisionado pelo Conselho dos Doze Apóstolos. A cada dois anos, delegados de todo o mundo se reúnem para votar assuntos relativos a igreja na Conferência Mundial.

Durante as últimas décadas a Igreja tem mudado sua missão, dedicando-se a promover a tolerância e redefinindo-se como uma igreja de "Paz e Justiça". Algumas alterações importantes incluem a ordenação de mulheres ao sacerdócio (devido a uma revelação recebida em 1984 pelo então Presidente Wallace B. Smith, sendo ele o primeiro na sucessão da Presidência da Igreja que não é da linhagem direta de Joseph Smith Jr. e a mudança do nome da igreja. Certas mudanças não foram bem aceitas por alguns membros, e alguns conservadores tem fundado denominações que creem estar mais próximas das crenças tradicionais do movimento.

A Comunidade de Cristo tem sua origem no Movimento dos Santos dos Últimos Dias. Após a morte do fundador Joseph Smith Jr. em 1844 o Movimento dos Santos dos Últimos Dias dividiu-se em diversas facções devido ao fato de Joseph Smith não ter eleito um sucessor, esse episódio ficou conhecido com a crise na sucessão do Movimento dos Santos dos Últimos Dias, que na verdade não foi uma crise por parte dos Santos dos últimos dias, pois 90% dos mómons seguiram Brigham Young na época, e os 5% formaram a Comunidade de Cristo, que é hoje.
Brigham Young conseguiu angariar o 90% dos membros e constituiu A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Outros grupos foram formados por diversos outros membros do movimento como Sidney RigdonJames J. StrangLyman WightAlpheus CutlerWilliam Smith, e David Whitmer.
Muitos dos Santos dos Últimos Dias elegeram o filho mais velho de Joseph Smith, Joseph Smith III como sucessor de seu pai no comando da Igreja. Quando seu pai morreu, Joseph III contava com onze anos de idade, e sua mãe Emma Hale Smith com sua família permaneceram em Nauvoo.

Durante a década de 1850, os Santos do Meio-Oeste que não haviam se filiado a nenhuma facção ou que haviam abandonado algumas destas, começaram a reunir-se. Seus líderes incluíam pessoas como Jason W. Briggs e Zenos H. Gurley, Sr., e organizaram um novo movimento o qual convidaram Joseph Smith III para dirigir, e este aceitou após afirmar ter recebido uma confirmação espiritual. Na Conferência em Amboy, Illinois em 6 de abril de 1860, Joseph III formalmente aceitou a liderança da que seria reconhecida como a Igreja Reorganizada de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. William Marks, que serviu como presidente da estaca de Nauvoo tornou-se conselheiro de Joseph III na reorganização da Primeira Presidência.
Ao contrário da tradição de Utah que defende uma divindade de três personagens distintos, os Reorganizados são trinitaristas. As práticas relativas aos Templos também são diferenciados: os Templos de Kirtland e Independence são locais de educação e adoração públicos e abertos a todas as pessoas.
__________________________
PRESIDÊNCIA DA ÁREA BRASIL RESPONDE IMEDIATAMENTE AS ATIVIDADES DO ''PROJETO SIÃO'' EM SANTA CATARINA.

Entrei também em contato com a sede da Igreja em São Paulo e a secretária da Presidência da Área Brasileira, Katia Fratus, limitou-se a enviar um e-mail com uma nota oficial emitida pela liderança máxima de A Igreja de Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias no Brasil do ano passado (2018), onde foi estabelecido regras claras a líderes locais de como restringir o tempo livre nas reuniões de testemunhos apenas para membros ativos da Igreja.



18 de dezembro de 2018


Para: Setenta, Presidentes de estaca, distrito e missão; bispos e presidentes de ramo

Ref.: Diretrizes para Reuniões da Igreja
Prezados líderes,
As reuniões da Igreja, por seu caráter sagrado, devem ser conduzidas de maneira reverente para que o Espírito do Senhor esteja presente. Entretanto, opositores da Igreja, em algumas ocasiões, podem tentar prejudicar o bom andamento das reuniões, por exemplo, prestando testemunho de doutrinas falsas ou interrompendo os oradores e professores de maneira brusca, por meio de palavras ou atos inadequados. Para prevenir tais situações, convidamos a todos que adotem as seguintes providências:
1) Os líderes de missão das unidades juntamente com os recepcionistas designados devem receber todos os visitantes e dar assistência em todas as reuniões, incluindo a reunião sacramental. Além disso, líderes específicos devem ser designados para estarem preparados para registrar em vídeo, imediatamente, qualquer perturbação das reuniões;
2) Enfatizamos que o bispo, o presidente de estaca ou a autoridade presidente tem a responsabilidade e o direito de controlar a reunião. Devem fazê-lo guiados pelo Espírito, com caridade, mas com firmeza, para que o perturbador entenda claramente as instruções dadas;
3) Enfatizamos que, conforme o Manual 2, item 18.2.3, somente os membros da Igreja são convidados a prestar testemunho na reunião de jejum e testemunhos.
A Constituição e as leis de nosso país asseguram a todos o direito de adorar a Deus sem perturbação e punem os que desrespeitam este direito. Caso esse direito sagrado seja violado, as seguintes diretrizes deverão ser adotadas:
1) Caso a perturbação ocorra durante um testemunho, em uma reunião sacramental, em uma classe ou em qualquer outra atividade, o líder que está presidindo deve pedir à pessoa, educadamente, que imediatamente cesse de falar e tome assento na congregação. Caso o pedido seja atendido, o líder, então, poderá dirigir-se à congregação, prestando testemunho da doutrina correta;
2) Caso a perturbação prossiga, com ou sem agressão física, o líder deve providenciar que o microfone seja desligado, se for o caso. A reunião deverá ser encerrada, e a congregação será convidada a sair do recinto imediatamente para sua própria segurança. Ao mesmo tempo, a polícia deve ser acionada para tomar as providências cabíveis. Caso seja necessário, pode-se informar à polícia que se trata de violação do art. 208 do Código Penal: “Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa.”;
3) Para a proteção de todos, não se deve usar de força ou qualquer outra atitude violenta;
4) Em todos os casos, pedimos que entrem em contato, imediatamente, com o Departamento Jurídico da Igreja, disponível 24 horas, 7 dias por semana, para comunicar alguma situação dessa natureza ou para instruções adicionais, por meio dos seguintes números: (11) 98467-5005, (11) 98467-6660 ou (11) 99387-7913.
Encorajamos a todos que ponderem e debatam com o conselho das unidades essas instruções importantes, para que todos estejam preparados.
Atenciosamente,
[Assinados]
W. Mark Bassett
Marcos A. Aidukaitis
Adilson de P. Parrella
Presidência da Área Brasil





__________________________

QUANDO PROCURAMOS IMPERFEIÇÕES EM NOSSOS LÍDERES ECLESIÁSTICOS, COMEÇAMOS A AFASTAR-NOS DA IGREJA.


Sempre que qualquer membro desta Igreja expressa a disposição de questionar o direito que o Presidente da Igreja tem de dirigir todas as coisas, observamos manifestações evidentes de apostasia—um espírito que, se incentivado, levará ao afastamento da Igreja e à destruição final. Sempre que existir a disposição de rebelar-se contra qualquer líder legalmente designado neste reino, seja qual for o cargo a que tenha sido chamado, e houver persistência em tal atitude, seguir-se-ão as mesmas conseqüências. Os que assim procedem são os que “segundo a carne andam em concupiscências de imundícia e desprezam as autoridades; atrevidos, obstinados, não receando blasfemar das dignidades”. [Ver II Pedro 2:10.] (DBY, p. 83)



Quando um homem começa a procurar falhas e a questionar isso ou aquilo, dizendo: “Você acha que o Senhor realmente mandou fazer isso”?
Pode-se saber que essa pessoa tem em maior ou menor grau o espírito de apostasia. Todo homem neste reino ou sobre a face da Terra que esteja procurando de todo o coração salvar a si próprio já tem muito o que fazer, sem ficar questionando o que não lhe diz respeito. Se conseguir ser salvo, será porque aproveitou muito bem seu tempo e esforços. Procurem estar sempre dignos e cuidem para que os pecados e a insensatez não se manifestem a cada novo dia. (DBY, p. 83)
Inúmeras pessoas alimentam a idéia de que são capazes de sobressairse ensinando princípios que jamais foram ensinados. Elas não percebem que, no momento em que cedem a essa alucinação, o diabo tem poder para conduzi-las por caminhos profanos. Embora essa seja uma lição que deveriam ter aprendido há muito tempo, poucas pessoas o fizeram na época de Joseph. (DBY, pp. 77–78)
[Essa pessoa] proferirá falsas profecias, mas, ainda assim, irá fazê-lo pelo espírito de profecia. Sentirá que é um profeta e que pode profetizar; mas profetizará por meio de outro espírito e poder que não aquele que lhe foi concedido pelo Senhor. Ele usa o dom da mesma forma que vocês e eu usamos os nossos. (DBY, p. 82)
Um dos primeiros passos da apostasia é procurar imperfeições em seu bispo. Quando tal acontece, a menos que a pessoa se arrependa, logo é dado o segundo passo. Não demora para que a pessoa se afaste da Igreja, e esse é seu fim. Vocês, por acaso, estarão entre os que procuram imperfeições em seu bispo? (DBY, p. 86)
Nenhum homem recebe poder de Deus para gerar discórdia em qualquer ramo da Igreja. Esse tipo de poder provém de uma fonte maligna. (DBY, p. 72)
As pessoas, entretanto, afastam-se da Igreja, mas o fazem porque se deixam envolver pelas trevas. No mesmo dia em que concluem ser necessário haver uma votação democrática ou, em outras palavras, que devemos ter dois candidatos à presidência do sacerdócio entre os santos dos últimos dias, acabam tornando-se apóstatas. Não existem coisas como confusão, divisão, contenda, rancor, ódio, malícia ou dois partidos na casa de Deus; aqui existe apenas um lado da questão. (DBY, p. 85)
Estando ainda em Kirtland, o Presidente Brigham Young encontrou um grupo de apóstatas que estavam conspirando contra o Profeta Joseph Smith dentro do próprio templo. Ele declarou: “Levantei-me e de maneira enérgica disse-lhes que Joseph era um Profeta e que eu sabia disso; podiam criticá-lo e caluniá-lo o quanto quisessem, mas jamais conseguiriam anular o fato de que Deus o havia designado como Profeta; apenas destruiriam sua própria autoridade, perderiam o vínculo com o Profeta e com Deus e afundariam no inferno”. (“History of Brigham Young”, DNW, 10 de fevereiro de 1858, p. 386.) Em Kirtland, Missouri, Nauvoo e Utah, o Presidente Young testemunhou a devastação que assola a vida pessoal daqueles que sucumbem à apostasia. Muitos dos apóstatas estavam entre seus companheiros mais chegados. Reconheceu que freqüentemente “coisas banais” davam início a seu afastamento da verdade e enfaticamente advertiu todos os membros a não se envolverem com qualquer tipo de transgressão.
__________________________
Esse artigo é antes de tudo, uma homenagem à Igreja verdadeira (A Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias) e a sua liderança atual tendo como Russell M. Nelson o verdadeiro PROFETA, VIDENTE E REVELADOR nesses últimos dias; às organizações Projeto SiãoCommunity of Christ & FLDS são ramificações da Igreja original de Jesus Cristo (após sua restauração), assim como muitas outras no mundo, elas  existem para subjugar, enganar e distorcerem as doutrinas sagradas do Evangelho Restaurado; confundindo aqueles que só estão afastados da verdade por não saberem onde encontra-la (ver D&C 123:12)

BY ELIAS ROZENDO.


Elias Rozendo, é apaixonado por comunicação, fotografia, culinária, literatura e pela cidade onde vive; estuda Publicidade e Propaganda/Jornalismo pela Universidade Bandeirantes de São Paulo. (atualmente é inativo na Igreja, mas ainda se encontra a frente do Grupo Sud News Brasil como editor e responsável; é participativo também nos projetos humanitários SUD) 
@rozenelias/instagram 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELLEN G. WHITE, FUNDADORA DA IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA, FOI UMA MÓRMON? . CONFIRA:

FOTOS: VARANDAS DURANTE O CONFINAMENTO EM MUITAS PARTES DO MUNDO.