Reunindo a Família de Deus


Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência
Meus queridos irmãos e irmãs, eu me regozijo com a oportunidade de estar com vocês no início desta sessão da conferência geral. Congratulo-me com você mais calorosamente.
A conferência geral sempre foi um tempo de reunião para os Santos dos Últimos Dias. Há muito que não temos a capacidade de reunir-nos fisicamente em um só lugar, mas o Senhor providenciou maneiras para que as bênçãos da conferência geral alcançassem você, não importa onde você esteja. Embora seja impressionante ver a reunião de santos neste grande Centro de Conferências, nós que estamos neste púlpito sempre temos em mente os milhões de pessoas que estão reunidas conosco ao redor do mundo para assistir e ouvir a conferência. Muitos de vocês estão reunidos com suas famílias; Alguns podem ser reunidos com amigos ou companheiros membros da Igreja.
Onde quer que você esteja e, no entanto, você está ouvindo minha voz, saiba que mesmo que você não esteja conosco pessoalmente, sentimos que você está conosco em espírito. Esperamos que todos vocês sintam um com nós - que vocês sentirão o poder espiritual que vem sempre que um corpo de crentes se reúne em nome de Jesus Cristo.
Fiquei impressionado em falar com vocês hoje sobre outro tipo de encontro. Este tipo não acontece somente cada seis meses, como a conferência geral faz. Em vez disso, tem acontecido continuamente desde os primeiros dias da Restauração da Igreja, e tem se acelerado nos últimos anos. Refiro-me à reunião da família de Deus.
Para descrever esse encontro, talvez seja melhor começar antes de nascermos, antes do que a Bíblia chama de "o princípio" ( Gênesis 1: 1 ). Naquele tempo, vivemos com o Pai Celestial como Seus filhos espirituais. Isto é verdade para cada pessoa que já viveu na terra.
Você vê, os nomes "irmão" e "irmã" não são apenas saudações amigáveis ​​ou termos de carinho para nós. Eles são uma expressão de uma verdade eterna: Deus é o Pai literal de toda a humanidade; Somos cada parte de Sua família eterna. Porque Ele nos ama com o amor de um Pai perfeito, Ele quer que avançemos e avancemos e nos tornemos como Ele. Ele ordenou um plano pelo qual iríamos para a terra, em famílias, e ter experiências que nos preparariam para retornar a Ele e viver como Ele vive.
O elemento central deste plano era a promessa de que Jesus Cristo se ofereceria como um sacrifício, para nos resgatar do pecado e da morte. Nossa tarefa nesse plano é aceitar o sacrifício do Salvador obedecendo às leis e ordenanças do evangelho. Você e eu aceitamos este plano. Na verdade, nos regozijamos nele, mesmo que significasse que deixariamos a presença de nosso Pai e esqueceríamos o que tínhamos experimentado lá com Ele.
Mas não fomos enviados aqui completamente no escuro. Cada um de nós recebeu uma porção da luz de Deus, chamada de "Luz de Cristo", para nos ajudar a distinguir entre o bem eo mal, o certo eo errado. É por isso que mesmo aqueles que vivem com pouco ou nenhum conhecimento do plano do Pai ainda podem sentir, em seus corações, que certas ações são justas e morais enquanto outras não.
Nosso senso de certo e errado parece especialmente interessado quando estamos criando nossos filhos. Inata em quase todos os pais é o desejo de ensinar as virtudes morais de seus filhos. Isso faz parte do milagre do plano do Pai Celestial. Ele quer que Seus filhos venham à Terra, seguindo o padrão eterno de famílias que existem no céu. As famílias são a unidade organizacional básica dos reinos eternos, e por isso Ele pretende que eles também sejam a unidade básica na terra. Embora as famílias terrenas estejam longe de serem perfeitas, dão aos filhos de Deus a melhor chance de serem bem-vindas ao mundo com o único amor na terra que se aproxima do que sentimos no amor celestial. As famílias também são a melhor maneira de preservar e transmitir as virtudes morais e os verdadeiros princípios que são mais propensos a nos levar de volta à presença de Deus.
Apenas uma pequena minoria dos filhos de Deus obtém durante esta vida uma compreensão completa do plano de Deus, juntamente com o acesso às ordenanças e pactos do sacerdócio que tornam o poder expiatório do Salvador plenamente operacional em nossas vidas. Mesmo aqueles com o melhor dos pais podem viver fielmente de acordo com a luz que têm, mas nunca ouvir sobre Jesus Cristo e Sua Expiação ou ser convidados a ser batizados em Seu nome. Isso tem sido verdade para inúmeros milhões de nossos irmãos e irmãs em toda a história do mundo.
Alguns podem considerar isso injusto. Eles podem até levá-la como prova de que não há nenhum plano, nenhum requisito específico para a salvação - sentindo que um Deus justo e amoroso não criaria um plano que está disponível para uma proporção tão pequena de Seus filhos. Outros podem concluir que Deus deve ter determinado antecipadamente qual dos Seus filhos Ele salvaria e colocaria o evangelho à disposição deles, enquanto aqueles que nunca ouviram o evangelho simplesmente não foram "escolhidos".
Mas você e eu sabemos, por causa das verdades restauradas através do Profeta Joseph Smith, que o plano de Deus é muito mais amoroso e justo do que isso. Nosso Pai Celestial está ansioso para reunir e abençoar toda a Sua família. Embora Ele saiba que nem todos eles escolherão ser reunidos, Seu plano dá a cada um de Seus filhos a oportunidade de aceitar ou rejeitar Seu convite. E as famílias estão no coração deste plano.
Há séculos, o profeta Malaquias disse que, num dia próximo, Deus enviaria Elias para "converter o coração dos pais aos filhos eo coração dos filhos para seus pais" ( Malaquias 4: 6 ).
Esta profecia era tão importante que o Salvador citou quando visitou as Américas após Sua Ressurreição (ver 3 Néfi 25: 5-6 ). E quando o anjo Morôni visitou o Profeta Joseph Smith, ele também citou a profecia sobre Elias e corações, pais e filhos (veja Joseph Smith-History 1: 36-39 ).
Hoje é 1 de abril. Dois dias a partir de agora, 3 de abril, marca 181 anos a partir do dia em que a profecia de Malaquias foi cumprida. Naquele dia, Elias veio, e deu a Joseph Smith o poder do sacerdócio para selar famílias eternamente (ver D & C 110: 13-16 ).
A partir desse dia, o interesse em explorar a história da família cresceu exponencialmente. A taxas cada vez maiores, as pessoas parecem atraídos por sua ascendência com mais do que apenas curiosidade casual. Bibliotecas genealógicas, associações e tecnologias surgiram em todo o mundo para apoiar esse interesse. O poder da Internet para melhorar as comunicações tem permitido que as famílias trabalhem juntas para fazer a pesquisa de história da família com uma velocidade e um rigor nunca antes possíveis.
Por que tudo isso está acontecendo? Por falta de um termo melhor, nós o chamamos de "espírito de Elias". Poderíamos também chamá-lo de "cumprimento da profecia". Presto testemunho de que Elias veio. Os corações dos filhos - de você e de mim - giraram para nossos pais, nossos antepassados. A afeição que você sente por seus antepassados ​​é parte do cumprimento dessa profecia. É profundamente assentado em seu sentido de quem você é. Mas tem a ver com mais do que apenas o DNA herdado.
Por exemplo, à medida que você segue os promptings para aprender sobre sua história familiar, você pode descobrir que um parente distante compartilha alguns de seus traços faciais ou seu interesse em livros ou seu talento para cantar. Isso poderia ser muito interessante e até perspicaz. Mas se seu trabalho parar lá, você sentirá que algo está faltando. Isso porque reunir e unir a família de Deus requer mais do que apenas sentimentos quentes. Requer convênios sagrados feitos em conexão com as ordenanças do sacerdócio.
Muitos de seus antepassados ​​não receberam essas ordenanças. Mas na providência de Deus, você fez. E Deus sabia que você se sentiria atraído por seus antepassados ​​apaixonados e que teria a tecnologia necessária para identificá-los. Ele também sabia que você viveria em um tempo em que o acesso aos templos sagrados, onde as ordenanças podem ser realizadas, seria maior do que nunca na história. E Ele sabia que Ele poderia confiar em você para realizar este trabalho em favor de seus antepassados.
Claro, todos nós temos muitas responsabilidades urgentes e importantes que precisam de nossa atenção e tempo. Todos nós encontramos partes do que o Senhor espera que façamos além de nossas habilidades. Felizmente, o Senhor oferece uma maneira para cada um de nós para ganhar confiança e satisfação em todos os nossos serviços, incluindo o serviço de história da família. Nós ganhamos força para fazer o que Ele pede através da nossa fé que o Salvador não dá mandamento "a não ser que prepare um caminho para [nós], para que possamos realizar aquilo que ele manda" ( 1 Néfi 3: 7 ).
Eu sei que isso é verdade da experiência. Há muitos anos, como estudante universitário, conheci um homem que trabalhava para uma das maiores empresas de informática do mundo. Isso aconteceu nos primeiros dias da computação, e aconteceu que sua empresa o enviara para vender computadores para A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Tanto quanto eu poderia dizer, este vendedor não tinha fé religiosa. No entanto, ele disse com admiração e exasperação: "Nesta igreja eles estavam fazendo o que eles chamavam de" genealogia ", procurando nomes de pessoas que estão mortas, tentando identificar seus ancestrais. As pessoas, na sua maioria mulheres, estavam correndo entre os armários, procurando em pequenas cartas para obter informações. "Se bem me lembro, ele disse que as senhoras estavam usando sapatos de tênis para que pudessem correr um pouco mais rápido. O homem continuou: "Como eu vi a magnitude do que eles estavam tentando fazer, eu percebi que eu tinha descoberto a razão para a invenção de computadores."
Bem, ele estava parcialmente certo. Computadores seria uma parte importante do futuro do trabalho de história da família - não apenas os computadores que ele estava vendendo. Um líder inspirado da Igreja escolheu não comprar seus computadores. A Igreja deveria esperar pela tecnologia que naquele tempo ainda não tinha sido imaginada. Mas eu aprendi nos muitos anos desde que até mesmo a melhor tecnologia nunca pode ser um substituto para a revelação do céu, como o tipo que o líder da Igreja recebeu. Esta é uma obra espiritual, e o Senhor a dirige através de Seu Espírito Santo.
Apenas algumas semanas atrás, eu estava trabalhando em minha história familiar com um consultor ao meu lado e outro auxiliar no telefone. Na tela do computador diante de mim havia um problema além do meu poder mortal de resolver. Eu vi dois nomes, enviados para mim pelas maravilhas da tecnologia, de pessoas que poderiam estar esperando por uma ordenança do templo. Mas o problema era que os nomes eram diferentes, mas havia uma razão para acreditar que eles poderiam ser a mesma pessoa. Minha tarefa era determinar o que era verdade.
Pedi aos meus consultores para me dizerem. Eles disseram: "Não, você deve escolher." E eles estavam completamente certos de que eu iria descobrir a verdade. O computador, com todo o seu poder e informações, tinha me deixado a bênção de encarar esses nomes em uma tela, avaliando as informações disponíveis, buscando outras pesquisas, orando em silêncio e descobrindo o que era verdade. Enquanto rezava, sabia com certeza o que fazer - assim como em outras situações em que precisava confiar na ajuda do céu para resolver um problema.
Não sabemos que maravilhas Deus vai inspirar as pessoas a criar para ajudar na Sua obra de reunir Sua família. Mas, quaisquer que sejam as invenções maravilhosas, seu uso exigirá que o Espírito trabalhe em pessoas como você e eu. Isso não deveria nos surpreender. Afinal de contas, estes são amados filhos e filhas de Deus. Ele enviará qualquer inspiração necessária para lhes dar a oportunidade de retornar a Ele.
Nos últimos anos, os jovens da Igreja têm respondido ao espírito de Elias de uma forma inspiradora. Muitos agora mantêm sua própria recomendação de templo de uso limitado e usam-na freqüentemente. Os baptistris do Templo estão mais ocupados do que nunca; Alguns templos até tiveram de ajustar seus horários para acomodar o aumento do número de jovens que freqüentavam o templo.
Costumava ser uma exceção rara, mas bem-vinda, para os jovens trazerem os nomes de seus antepassados ​​ao templo. Agora esta é a norma, e muitas vezes são os próprios jovens que encontraram esses ancestrais.
Além disso, muitos jovens descobriram que dar seu tempo para fazer pesquisa de história da família e trabalho no templo aprofundou seu testemunho do plano de salvação. Aumentou a influência do Espírito em suas vidas e diminuiu a influência do adversário. Ela os ajudou a se sentir mais próximos de suas famílias e mais perto do Senhor Jesus Cristo. Eles aprenderam que esta obra não salva apenas os mortos; Ele salva todos nós (ver D & C 128: 18 ).
Os jovens captaram admiravelmente a visão; Agora seus pais precisam se recuperar. Agora há muitas pessoas que aceitaram o batismo no mundo espiritual por causa do trabalho feito pelos jovens, e estão esperando por outras ordenanças que só os adultos podem realizar nos templos neste mundo. O trabalho de reunir a família do Pai Celestial não é apenas para os jovens, e não é apenas para os avós. É para todos. Somos todos coletores.
Este é o trabalho de nossa geração, o que o apóstolo Paulo chamou de "a dispensação da plenitude dos tempos", quando disse que Deus "reuniria em uma só coisa todas as coisas em Cristo, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; Mesmo nele "( Efésios 1:10 ). Isso é possível através da obra expiatória do Filho Amado de Deus, Jesus Cristo. Por causa dele, os membros da nossa família ", que às vezes estavam longe, são aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, que fez os dois, e derrubou a parede do meio do tabernáculo entre nós "( Efésios 2: 13-14 ). Você sentiu isso, como eu, quando experimentou um aumento de amor ao olhar para o retrato de um antepassado. Você o sentiu no templo quando o nome em um cartão pareceu mais do que um nome,
Testifico que Deus, o Pai, quer que Seus filhos voltem para casa, nas famílias e na glória. O Salvador vive. Ele dirige e abençoa esta obra, e Ele vigia e nos guia. Ele agradece por seu serviço fiel na reunião da família de Seu Pai, e eu prometo a ajuda inspirada que você procura e precisa. Em nome de Jesus Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELLEN G. WHITE, FUNDADORA DA IGREJA ADVENTISTA DO 7º DIA, FOI UMA MÓRMON? . CONFIRA:

EXCLUSIVO: “PROJETO SIÃO” - AS ENTRANHAS DA APOSTASIA. LEIA:

FOTOS: VARANDAS DURANTE O CONFINAMENTO EM MUITAS PARTES DO MUNDO.